quarta-feira, 27 de maio de 2015

Estratégias privadas de inclusão digital (prós e contras)

Dentre os muitos obstáculos à inclusão digital no Brasil, alguns dizem respeito a problemas mais básicos que levam a outras formas de exclusão social, como a má distribuição de renda e a baixa taxa de escolaridade. O acesso à Internet, um dos pré-requisitos para a inclusão digital, depende da disponibilidade de computadores e de telefonia. Nos dois casos, um dos principais desafios está no preço. Além do acesso físico à infra-estrutura, precisam ser vencidas as barreiras do conhecimento. O incluído digital precisa estar capacitado para usar a tecnologia e ter um grau de educação, no sentido amplo, que permita aplicá-la de forma efetiva. Ligada a esta questão, é necessário haver conteúdo relevante para ser acessado por meio dos recursos tecnológicos


Do ponto de vista de uma empresa com responsabilidade social, investir em programas de inclusão digital significa entender “solidariedade” não só como mero conceito assistencialista, mas como promoção de oportunidade para a produção e a disseminação de conhecimento e renda . As empresas precisam focar mais na comunidade onde estão inseridas ajudando-a a crescer e melhorar a condição de vida das pessoas, o que consequentemente vai agregar valor a sua imagem. Uma dessas formas é a empresa contribuir para reduzir a exclusão digital, existem várias formas de as empresas contribuírem para reduzir o problema da exclusão digital. Entre elas, estão a doação de computadores, o estímulo ao voluntariado corporativo, o patrocínio do desenvolvimento de tecnologias de inclusão digital, a promoção da capacitação tecnológica de professores de escolas públicas, o financiamento de computadores e acesso à Internet em escolas públicas e o apoio a centros comunitários e a escolas de informática, que podem ser instaladas tanto na própria empresa quanto nas comunidades onde estão inseridas.
Os projetos de inclusão devem ser ótimas ferramentas de relações públicas, pois visibiliza a empresa, a relaciona com outros setores da sociedade e as pessoas a reconhecem como elemento que as propiciou a se incluírem digitalmente. Isso numa sociedade da era digital é representativo. Isso ao mesmo tempo é uma forma de atualizar as ações de responsabilidade social às novas demandas que surgem.

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