Dentre os muitos obstáculos à inclusão digital no Brasil,
alguns dizem respeito a problemas mais básicos que levam a outras formas de
exclusão social, como a má distribuição de renda e a baixa taxa de
escolaridade. O acesso à Internet, um dos pré-requisitos para a inclusão digital,
depende da disponibilidade de computadores e de telefonia. Nos dois casos, um
dos principais desafios está no preço. Além do acesso físico à infra-estrutura,
precisam ser vencidas as barreiras do conhecimento. O incluído digital precisa
estar capacitado para usar a tecnologia e ter um grau de educação, no sentido
amplo, que permita aplicá-la de forma efetiva. Ligada a esta questão, é
necessário haver conteúdo relevante para ser acessado por meio dos recursos
tecnológicos
Do ponto de vista de uma empresa com responsabilidade social,
investir em programas de inclusão digital significa entender “solidariedade”
não só como mero conceito assistencialista, mas como promoção de oportunidade
para a produção e a disseminação de conhecimento e renda . As
empresas precisam focar mais na comunidade onde estão inseridas ajudando-a a
crescer e melhorar a condição de vida das pessoas, o que consequentemente vai
agregar valor a sua imagem. Uma dessas formas é a empresa contribuir para
reduzir a exclusão digital, existem várias formas de as
empresas contribuírem para reduzir o problema da exclusão digital. Entre elas,
estão a doação de computadores, o estímulo ao voluntariado corporativo, o
patrocínio do desenvolvimento de tecnologias de inclusão digital, a promoção da
capacitação tecnológica de professores de escolas públicas, o financiamento de
computadores e acesso à Internet em escolas públicas e o apoio a centros
comunitários e a escolas de informática, que podem ser instaladas tanto na
própria empresa quanto nas comunidades onde estão inseridas.
Os projetos de inclusão devem ser ótimas ferramentas de
relações públicas, pois visibiliza a empresa, a relaciona com outros setores da
sociedade e as pessoas a reconhecem como elemento que as propiciou a se
incluírem digitalmente. Isso numa sociedade da era digital é representativo.
Isso ao mesmo tempo é uma forma de atualizar as ações de responsabilidade
social às novas demandas que surgem.
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