domingo, 31 de maio de 2015

Propostas de como fazer com que um número maior de pessoas aproveite a inclusão digital

Antigamente era suficiente saber ler e escrever para ter acesso ao conhecimento, porém hoje em dia não se consegue lugar no mercado de trabalho somente com o conhecimento básico, precisamos do conhecimento digital. Ou seja, dominar as novas tecnologias. Pessoas sem esse conhecimento não tem tantas oportunidades de inserção produtiva na sociedade quanto a uma pessoa que conheça o assunto. Isso se chama analfabetismo digital- uma nova forma de exclusão- Que o governo combate com o Plano Nacional de Banda Larga, que tem como propósito levar conexão à internet a escolas, bibliotecas, e órgãos públicos do país. O objetivo desse plano é aumentar cerca de 67% o número de usuários de internet no Brasil.
O governo já tinha entrado no caminho da inclusão Digital antes do plano Nacional de Banda Larga; Em 2005 criou-se o programa de inclusão digital, que é o maior programa desse gênero da América Latina.
Para ampliar os resultados de todas essas iniciativas, o governo federal criou em 2008 o comitê gestor do programa de inclusão digital. Suas ações governamentais se baseiam em quatro linhas de atuação: O barateamento dos equipamentos com crédito e isenção de impostos; Criação de locais de acesso público, com serviços gratuitos, acesso à internet- os telecentros- e capacitação de pessoal das prefeituras para monitorar as atividades; Garantir conexão à internet com velocidade compatível para uso dos principais aplicativos; Implantação de laboratórios de informática em salas de aula nas escolas públicas com acesso à internet e com banda larga e qualificação dos professores.

As principais iniciativas são o Programa Computador para Todos - Cidadão Conectado, Proinfo Integrado, Banda Larga nas Escolas, Um Computador por Aluno, Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Apoio Nacional a Telecentros, Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID), Projeto Computadores para a Inclusão, Oficina para a Inclusão Digital, Programa Gesac, Telecentros Comunitários para Municípios, Infraestrutura de Rede de Suporte de Telefonia Fixa para Conexão em Banda Larga nos Municípios (Backhaul), Casa Brasil e Programa de Inclusão Social e Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário